• 3 de agosto de 2020

A Diferença entre Atividade Física e Exercício Físico

A Diferença entre Atividade Física e Exercício Físico

     As pessoas muitas vezes confundem atividade com exercício físico. Você sabe qual a diferença?

     Na verdade, qualquer atividade que exija algum esforço (com gasto de energia e envolvimento muscular) ao movimentar o seu corpo do estado de repouso é, em suma, uma atividade física. Com isso, atividades cotidianas habituais, como se locomover até o trabalho, abaixar-se, levantar-se, escovar os dentes, jardinar e passear com seu cachorro ou brincar com os filhos são atividades físicas.

   Por outro lado, os exercícios físicos são mais complexos: são uma série planejada de movimentos ritmados, coordenados, direcionado a partes específicas do corpo ou o corpo todo, tendo em mente objetivos claros. Preferencialmente, se dá orientado por profissional ou segue um protocolo pré-estabelecido por um ele.

     A grosso modo, pode-se subentender que ambos sejam benéficos à saúde, em especial como medida antiestresse ou como preventivo de hipertensão arterial. Por outro lado, os benefícios que somente os exercícios físicos bem conduzidos podem oferecer são infinitamente maiores. Primeiro, o ganho em condicionamento físico. Subir escadas, correr e brincar com crianças ficam fáceis quando se tem um bom preparo físico, adquirido com exercícios regulares que envolvam treinamento cardiovascular. Segundo, perda ou controle do peso. Terceiro, composição corporal: definição muscular e redução da celulite são os resultados mais almejados entre os homens e as mulheres, respectivamente. Quarto, bem-estar e sensação de prazer. É negável que a liberação de beta-endorfinas e encefalinas (hormônios do prazer e bem-estar) com a prática de exercícios físicos produza uma profunda melhora no humor e controle de emoções no indivíduo, inclusive prevenindo ou controlando distúrbios do humor e a própria depressão. Os efeitos terapêuticos dos exercícios serão muito discutidos aqui, justamente por ser uma das razões de ser da GetFit4life.

     E, por fim, o descobrimento do prazer em se praticar algo para o seu próprio bem, um benefício inestimável a todos que buscam qualquer esporte ou exercício físico regular.

     Recomendamos que inicie sempre respeitando os seus limites, buscando orientação, e sem causar pressão psicológica ou física desnecessária sobre você mesmo. Se o seu treinador ou personal trainer está exigindo muito de você, converse com ele ou mude para alguém flexível com a forma mais adequada a você de se exercitar.

     Comece, nem que sejam apenas 20 minutos por dia. Mude o treino com frequência, adicione bons exercícios cardiovasculares para tirar o pé do chão e oxigenar bem todas as partes do seu corpo. Apenas 30 minutos por dia de exercícios já são recomendados para a manutenção da saúde física, mesmo deixando de fora os finais de semana. Para quem pode mais tempo, tenha por perto um bom treinador ou personal trainer, para tirar dúvidas, corrigir a postura e otimizar resultados; assim como uma equipe que inclua médicos, nutricionista e outros profissionais para avaliar o desgaste do seu organismo e o que é preciso repor; esses profissionais poderão recomendar os melhores suplementos, se necessário for ao seu treino.

0 Reviews

Write a Review

Sophia

Leitura anterior

Como Iniciar em uma Atividade Física Regular

Proxima leitura

Capoeira Luanda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *