• 3 de agosto de 2020

Malhar para Viver Mais e Melhor

Leidanett was living a life of almost unfathomable despair a year ago no one knows (1995)

Malhar para Viver Mais e Melhor

     Nós, da Getfit4life, acreditamos que MALHAR SEM META É O MESMO QUE VIVER SEM RAZÃO: somem o entusiasmo, a motivação, o foco… E passam a ser substituídos por efemeridades da vida.

     Além de seguir um programa ideal de treino, é preciso haver uma evolução, uma certa estrutura regular de metas a serem seguidas e desafiadas. Quando o indivíduo encontra, por sua própria vontade e disciplina, essa “voz” positiva e afirmadora e a segue, em detrimento dos pensamentos de auto-boicote e desculpas diversas, ninguém pode segurá-lo: o céu é o limite.

   É certo que, como seres humanos nascemos para nos locomover. O fato de sermos bípedes, com articulações devidamente lubrificadas, uma circulação cardiovascular com sistema de bombeamento contínuo e proporcional ao esforço; e ainda, com músculos relativamente fáceis de se esculpir sob trabalho progressivo, não nos restam dúvidas que fomos feitos para desenvolver nossas aptidões físicas. Negligenciar esse “dom” natural que temos de encontrar prazer e satisfação pessoal através das potencialidades que o nosso corpo oferece é quase uma heresia. Por outro lado, explorar o universo do esporte, do exercício físico regular, e da auto-superação física é algo fantástico e bastante revelador. Não apenas pela questão do prazer do exercício em si, orquestrado pela liberação de beta-endorfinas e encefalinas na circulação. Mas pela propriedade que possui de atingir outros espectros elementares da vida humana, como mente e alma.

     Executar um exercício (esporte, dança ou qualquer modalidade que se goste) com foco desliga a nossa mente de pensamentos nocivos, da preocupação com o tempo, dos problemas do dia-a-dia e funciona como um verdadeiro remédio, tanto preventivo quanto emergencial, para a ansiedade e suas síndromes. Desnecessário discorrer sobre os diversos benefícios sobre condicionamento físico, disposição, prevenção de doenças cardiovasculares, controle do diabetes e hipercolesterolemia (excesso de colesterol alto na circulação), dentre outras coisas já bastante mastigadas por aí. Porém, me chamam a atenção estudos recentes que comprovam melhora clínica significativa em doenças crônicas de difícil manejo, como depressão, lúpus, artrite reumatóide e outras doenças autoimunes, artrose, entre outras.

     Minha própria observação, em consultório médico, de melhora substancial e até desaparecimento de atividade da doença (em alguns casos) de doenças inflamatórias crônicas, autoimunes e neuropsiquiátricas, em especial TOC, depressão e síndromes ansiosas diversas, me fazem recomendar este “santo remédio” a todos os pacientes que não tenham contraindicações à atividade física.

     Como podemos observar no Brasil e no mundo (sim, até os EUA aderiram), a cultura fitness veio para ficar, e não, não é apenas mais um modismo. Trata-se de um novo conceito em saúde que abraçamos enquanto sociedade, uma vez disseminadas suas informações científicas, e que resultará em inúmeros benefícios ao nível de mente, corpo e alma. Se adotarmos uma cultura de cuidados nestes 3 pilares existenciais, teremos as respostas que precisamos para sermos verdadeiramente felizes e equilibrados como indivíduos. Ao que percebemos, está tudo ao alcance das nossas mãos.

0 Reviews

Write a Review

Sophia

Leitura anterior

Chá Detox de Gengibre

Proxima leitura

Standards For Simple Thai Bride Cost Methods

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *