• 3 de agosto de 2020

Se o que Você Quer é Emagrecer I

Leidanett was living a life of almost unfathomable despair a year ago no one knows (1995)

Se O Que Você Quer é Emagrecer – parte I

     Primeiro, precisa saber se quer mesmo. Você já se perguntou se está disposto a perder, além dos quilos, outras coisas mais? Perder a sensação de identidade que a sua figura atual lhe proporciona, talvez já por alguns anos? Perder a sensação de conforto que a comida lhe dá em momentos estressantes? Perder a liberdade de comer qualquer coisa a qualquer momento? Perder a liberdade da indisciplina?

     Pois é. A cada escolha, uma perda. Por outro lado, todas as decisões maduras envolvem a sapiência de uma escolha consequente, ou seja, você sabe que vai perder, mas está amadurecido o bastante para sublimar as perdas diante do ganho que irá adquirir ao tomar essa decisão. Acaba sendo como uma balança: você precisa enxergar todos os prós e contras com uma visão de fora, e decidir baseado no que pesa mais pra você.

     Nós, da GetFit4Life, somos contra a ditadura estética imposta pela mídia e pelas indústria da moda e da beleza. Acreditamos, inclusive, que ela está com os dias contados, visto que a inclusão social está tomando corpo mundo afora e as pessoas estão exigindo mais respeito por quem são e pelas suas escolhas (algo mais que digno). Por outro lado, também sabemos do alto risco de mortalidade da obesidade, que, inclusive, aumenta o risco de câncer, além de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças biliares (pancreatite) e dislipidemia (desregulação do colesterol).

     Então, nada mais justo que defendermos um peso equilibrado, a título de prevenção de doenças, bem-estar e longevidade; mas sem “neuras”, claro.

     Por que algumas pessoas têm mais dificuldade em emagrecer que outras? Analisando do ponto de vista nutrigenético, existem alterações genéticas diversas (mais de 250 já estudadas) que predispõem o indivíduo à estocagem de gordura, ou à restrição dos mecanismos lipolíticos (queima). Sem querer aprofundar no assunto neste tópico inicial, e, visto que os exames genéticos ainda não são uma realidade acessível a todos no Brasil… Vamos abordar o lado psicoemocional.

     Você já ouviu falar de crenças limitantes? Elas são uma espécie de conceitos instalados na nossa cabeça no princípio da infância, quando tentávamos compreender o mundo. Algumas até foram instaladas mais tarde, mas contribuem para uma série de atitudes negativas que passamos a tomar depois que foram construídas em nosso íntimo. É como se essas crenças viessem antes dos nossos pensamentos, e nos impedissem de tomar alguma atitude positiva, atuando como bloqueio, por insegurança ou medo.

    A maioria das pessoas nem sequer sabe da existência delas. Outras, passam anos tentando descobrir as principais aterrorizadoras dos seus sonhos… Algumas querem a todo custo eliminá-las ou substitui-las, mas ainda não sabem os mecanismos complexos de reverter esse processo. As pessoas com crenças limitantes que querem emagrecer geralmente se boicotam quando estão com uma nova dieta ou plano de atividade física em curso. Sem que percebam, novos pensamentos negativos começam a contaminar a mente e atravancar as atitudes de mudança positiva.

     Se este é o seu caso, comece por observar seus pensamentos. Não lute contra eles, apenas observe. Se forem muitos, o ideal é anotar. Tenha também à mão uma (ou duas) frase(s) de impacto que servirão como novas crenças empoderadoras. Com estas, você será capaz de, gradual e exponencialmente, mudar o curso dos seus pensamentos e atitudes para continuar firme em seu propósito e obter os resultados almejados. Dica especial: anote a sua frase principal em vários cantos da casa, para sempre se lembrar dela e dos seus objetivos.

     Sugestões de frases:

“Eu posso mais, e vou persistir”

“Eu me livrei do autoboicote, eu me amo e vou vencer”

“Eu construo meus pensamentos e minha vida, por isso vou conseguir meus resultados”

“Eu sou mais forte que qualquer coisa do passado, e vou atingir meus objetivos”

0 Reviews

Write a Review

Sophia

Leitura anterior

Effortless Plans In Beautiful Brides And Wives Considered

Proxima leitura

Se Você Quer é Emagrecer – parte II

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *